EDIÇÃO 5

Editorial

Cynthia Azevedo e Ninfa Parreiras

Trazemos a 5ª edição da Revista Ensaios da Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle (SPID), com a pluralidade da psicanálise na qual pautamos nossas pesquisas e práticas. Reunimos artigos que abordam

da obra de Sigmund Freud aos autores e pensadores contemporâneos. Este é o terceiro número virtual, produzido durante a Pandemia de COVID 19. Para essa edição, escolhemos Desafios da Clínica Psicanalítica para o Século XXI como tema que norteia os textos, tanto de colegas da SPID quanto de convidados de fora.

Um conjunto de ensaios, reflexões teóricas e clínicas, resenhas e pesquisas está aqui publicado virtualmente. A comunicação facilitada de uma edição virtual se expande para além das paredes e da Biblioteca da nossa instituição. Facilitada no sentido de circular aos quatro cantos, pelas redes sociais, assim desejamos.

Estamos, desde março de 2020, com as atividades presenciais suspensas na SPID. Inicialmente, por conta da Pandemia de COVID 19; depois, porque nossa sede entrou em reforma para ser inaugurada em 2023, ano em que completamos 70 anos. São sete décadas de trocas teóricas e clínicas, culturais e sociais. Temos muito para comemorar e vocês são nossos convidados para as atividades e produções virtuais e presenciais.

Abram as páginas da nossa Revista e sintam-se na SPID. Na seção Pesquisas, temos artigos que mergulham na teoria e na clínica: “Crítica do racismo na psiquiatria colonial – sobre a obra de Franz Fanon”, de Joel Birman; “Do Grande Outro aos outros Outros: psicanálises e(m) alteração”, de Leif Grünewald; “Sobre a pesquisa em psicanálise – Por que as meninas se cortam? E os meninos?”, de Dirce Ferreira da Cunha; e “O singular e o coletivo que nos habita: a busca de uma forma singular de existir”, de Solange Bluvol. Reparem como são muitos os desafios da clínica: o diálogo com outras áreas para além do saber psicanalítico e o olhar e a escuta atentas dos analistas estão aqui contemplados.

Mais adiante, na seção Antena, temos resenhas de filmes: “Estilo versus Pejorativismo (Psicanálise, Cinema e Poesia)”; e “’Coringa’, A Sátira do Riso Livre”, ambas de Bruno Campos. São dicas e reflexões sobre essa arte das telas e a aproximação com a psicanálise.

Na seção nomeada A Clínica Ressignificada, faremos um mergulho em diferentes olhares sobre a clínica com: “Supervisão Psicanalítica Hoje”, de Ary Band; “A quem se destinam as palavras na clínica psicanalítica?”, de Ninfa Parreiras; e “A clínica psicanalítica do autismo: um ensaio a partir da revisão de literatura”, de Marcos da Silva Andrade. É a diversidade e a pluralidade que caracterizam essas contribuições.

Na seção Encontros, estamos diante de produções de colegas da SPID, frutos de apresentações e de seminários: “Um testemunho do trabalho psicanalítico”, de Leandro Rafael Ferreira dos Santos, seu trabalho de passagem a membro titular da SPID; e “Humor e horror”, de Patricia Guimarães, um debate que não encerra conclusões, mas instiga o pensar essas duas expressões tão estudadas na psicanálise. Além disso, temos um resumo sobre os projetos Quintas e SPID Circular, desenvolvidos em 2022, pela Comissão de Divulgação e Publicação. São encontros intimistas com analistas da SPID e de outras instituições, para falarem sobre temas e questões que são desafios da clínica psicanalítica.

Tradicionalmente, ao final, temos uma apresentação Sobre a SPID e as listas de Membros Titulares e Associados atualizadas até o fechamento desta edição.

Comece a passar as páginas e mergulhe nesta Ensaios, feita com todo nosso cuidado!

Ninfa Parreiras

Psicanalista, membro titular SPID, professora de Literatura, escritora e produtora cultural. Mestre em Literatura Comparada (USP).

Cynthia Azevedo

Professora, editora de livros, biblioterapeuta, membro associado da SPID.

Sumário

I. Pesquisas
Crítica do racismo na psiquiatria colonial – sobre a obra de Franz Fanon – Joel Birman
Do Grande Outro aos outros Outros: psicanálises e(m) alteração – Leif Grünewald
Sobre a pesquisa em psicanálise – Por que as meninas se cortam? E os meninos? – Dirce Ferreira da Cunha
O singular e o coletivo que nos habita: a busca de uma forma singular de existir – Solange Bluvol

II. Antena
Estilo versus Pejorativismo (Psicanálise, Cinema e Poesia) – Bruno Campos
“Coringa”, A Sátira do Riso Livre – Bruno Campos

III. A Clínica Ressignificada
Supervisão psicanalítica hoje – Ary Band
A quem se destinam as palavras na clínica psicanalítica? – Ninfa Parreiras
A clínica psicanalítica do autismo: um ensaio a partir da revisão de literatura – Marcos da Silva Andrade

IV. Encontros
Um testemunho do trabalho psicanalítico – Leandro Rafael Ferreira dos Santos
Humor e horror – Patricia Guimarães
Quintas na SPID e SPID Circular